NOSCE TE IPSUM

 

No mundo de hoje, apesar dos avanços tecnológicos e de uma maior sofisticação em muitas áreas da vida, o ser humano terrestre encontra-se paradoxalmente num estado de dissociação do seu ser essencial. Abalos continuados fazem estremecer as fundações do paradigma central que nos rege, porque se perderam as “ligações” com o que está para além do imediato e do tangível. A palavra de ordem é MUDANÇA. Mudança que se deve concretizar através da elevação vibratória de cada um em contribuição para o colectivo. O autoconhecimento e o tratamento da sombra pessoal com coragem são fundamentais nesta transição.

Dada a consciência velada que nos caracteriza, torna-se muito limitada a nossa percepção do real. Vastas franjas da chamada realidade escapam-nos, pelo que se impõe um trabalho continuado de esforço e persistência no sentido da expansão da consciência, por meios que não traiam os impulsos fundamentais das nossas almas. 

Propomo-nos, através do Projecto RELIGARE, tentar contribuir para essa mudança qualitativa, através da construção de pontes entre o ser essencial (interioridade) e a personalidade que lida com a vida de superfície. Esse esforço é levado a cabo através de poemas, textos literários, podcasts, vídeos, arte, notícias de mudança, correspondência com os leitores, formação e eventos.

 
Picture 1.jpg

MARIANA INVERNO

Amante da escrita e de todas as artes

Nascida de pais alentejanos, na luminosa cidade à beira Tejo, em meados do século XX, Mariana Inverno cedo revelou propensão para a escrita. Diz mesmo ter sido a palavra o seu primeiro brinquedo e ter prosseguido, pela vida fora, no encalce das palavras que a atraem para que elas se desdobrem e multipliquem ao expressarem o seu sentir profundo.

A sua história pessoal revela as atribulações esperadas numa mulher que vive o final de um tempo e o anunciar de um novo. Lutas, ganhos, perdas, a consciência crescente da força do seu legado interior e da transitoriedade de tudo quanto se vai sabendo.

Ser ponte entre mundos de conhecimento e de beleza foi sempre o seu desígnio maior, missão que tenta cumprir na medida em que a vida o vai permitindo. A interdisciplinaridade entre as artes traz-lhe grande sentido de realização.

 Crente convicta na aristocracia espiritual (leia-se: nobreza de comportamentos, pensamentos e intenções), busca incessantemente a excelência em todas as coisas. A educação não normótica, integradora da espiritualidade, é o seu grande referencial na construção de um mundo novo.

 Fundou e desenvolveu durante treze anos o Projecto Art for All, a que se sucedeu o RELIGARE Project.

 A profissão no mundo dos media internacionais de topo, tem-lhe permitido tocar muitos mundos e experienciar, com deleite, a diversidade dos humanos e culturas terrestres.

 Casada, tem uma filha e um filho adultos, quatro netos e uma neta.

 
Screenshot 2021-06-09 at 17.24.10.png

Sandra Gonçalves

Miúda caladita, passou bem metade da sua infância, em Évora, a sonhar acordada. Talvez tenha sido isto, associado aos sonhos estéticos de uma fase insone da adolescência, o que contribuiu para o interesse e curiosidade profundos pelos universos oníricos e pelas dimensões mais internas do ser humano. Concluída a licenciatura em Psicologia, foram a perspectiva transpessoal e os estudos da consciência os que a cativaram - particularmente o trabalho com sonhos numa abordagem eclética, transposto para workshops, cursos e palestras. 

Por contraposição, os aspectos massificadores e maquinais que foi encontrando nas instituições espicaçaram-lhe a vontade de longes e de liberdade  - onde e como possam ser descobertos. Encontra-os frequentemente na natureza, na literatura e na poesia, nos sonhos mais do que nas perguntas da ciência, e no outro - todos, a seu modo, infinitos próximos. Descobre-os igualmente na possibilidade de recriarmos o mundo com os nossos gestos e, em momentos da sua história pessoal sente que foi isso que fez:

- através da investigação fora da caixa, como a que realizou a equipa de que fez parte, com o apoio da Fundação Bial;   

- por meio da educação genuinamente interessada no indivíduo e que é capaz de assumir os riscos dessa diferenciação (como no ensino doméstico familiar, em que se envolveu durante doze anos);

- na participação comunitária que intencionalmente manifeste os valores do ser (sonhando a cidade com vários grupos demográficos, experimentando modelos de trocas, e nas parcerias e pontes entre múltiplos projectos e agentes).

Considerando-se afortunada pela polifonia de inclinações, interesses e conhecimentos dos que a rodeiam, vai tentado ser menos envolvida nas muitas polaridades do mundo e estar mais atenta à maneira como os valores e os direitos humanos (e direitos do ser) se recriam e se implantam no nosso mundo (um dos que lhe é muito querido, por paradigmático, é o da privacidade).

O resto da sua biografia, apetece-lhe escrever, mora no coração do mundo e algures no futuro.

O RELIGARE Project, que desenvolve em conjunto com Mariana Inverno, é, para si, um espaço de iluminação dos nossos sonhos maiores, e a sua tradução em acção transformadora e libertadora.