Miúda caladita, passou bem metade da sua infância, em Évora, a sonhar acordada. Talvez tenha sido isto, associado aos sonhos estéticos de uma fase insone da adolescência, o que contribuiu para o interesse e curiosidade profundos pelos universos oníricos e pelas dimensões mais internas do ser humano. Concluída a licenciatura em Psicologia, foram a perspectiva transpessoal e os estudos da consciência os que a cativaram - particularmente o trabalho com sonhos numa abordagem eclética, transposto para workshops, cursos e palestras.
Por contraposição, os aspectos massificadores e maquinais que foi encontrando nas instituições espicaçaram-lhe a vontade de longes e de liberdade - onde e como possam ser descobertos. Encontra-os frequentemente na natureza, na literatura e na poesia, nos sonhos mais do que nas perguntas da ciência, e no outro - todos, a seu modo, infinitos próximos. Descobre-os igualmente na possibilidade de recriarmos o mundo com os nossos gestos e, em momentos da sua história pessoal sente que foi isso que fez:
- através da investigação fora da caixa, como a que realizou a equipa de que fez parte, com o apoio da Fundação Bial;
- por meio da educação genuinamente interessada no indivíduo e que é capaz de assumir os riscos dessa diferenciação (como no ensino doméstico familiar, em que se envolveu durante doze anos);
- na participação comunitária que intencionalmente manifeste os valores do ser (sonhando a cidade com vários grupos demográficos, experimentando modelos de trocas, e nas parcerias e pontes entre múltiplos projectos e agentes).
Considerando-se afortunada pela polifonia de inclinações, interesses e conhecimentos dos que a rodeiam, vai tentado ser menos envolvida nas muitas polaridades do mundo e estar mais atenta à maneira como os valores e os direitos humanos (e direitos do ser) se recriam e se implantam no nosso mundo (um dos que lhe é muito querido, por paradigmático, é o da privacidade).
O resto da sua biografia, apetece-lhe escrever, mora no coração do mundo e algures no futuro.
O RELIGARE Project, que desenvolve em conjunto com Mariana Inverno, é, para si, um espaço de iluminação dos nossos sonhos maiores, e a sua tradução em acção transformadora e libertadora.